A "geomorfologia estrutural", coloca o ênfase na influência dos processos geológicos no desenvolvimento do relevo, onde falhas e dobras podem predeterminar a existência de picos ou vales, ou a existência de baías e promontórios, ou outros afloramentos rochosos mais ou menos resistentes à erosão. Correspondem a formas de relevo resultantes do processo evolutivo, os morfográficos, sendo sintetizadas como formas dedegradação ou de agradação. formas de agradação destacam-se depósitos aluviais em planícies de inundação, concentração de colúvios pedogenizados ou pedimentos detríticos inumados.
*Morro, colina ou cerro (às vezes escrito serro) é um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.
*SRA III superfície regional de aplainamento III’A com cotas entre 700 e 800m, com dissecação média, desenvolvida sobre rochas pré-cambrianas.
*SRA IV superfície regional de aplainamento IV’C com cotas entre 250 e 400m, com dissecação média, desenvolvida sobre rochas pré-cambrianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário