quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Conceituando Geoprocessamento...



O que é Geoprocessamento?

O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações, uma delas é a ambiental.

Qual a finalidade deste blog?

Temos a finalidade de explicitar a todos, utilizações do Geoprocessamento e sua relação com o meio ambiente através de mapas devidamente analisados, visando mostrar a influência e importância desta tecnologia para o monitoramento de dados de toda e qualquer região.

Quem são os autores do blog?

Este blog foi produzido por acadêmicos do 3º Período do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, do Instituto Federal de Goiás - IFG, para a disciplina de Geoprocessamento, ministrada pela professora Annyella Kássia Nogueira.

Acadêmicos:
Nayana Levergger Castro
Carolina Germano
Fabiana Alves
Yasmim Moura Ramos
Fernando Magalhães

A Cidade de Goiás


Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em direção às terras de Goiás em 1682. Em 1739, a colônia localizada no Rio Vermelho, onde grande quantidade de ouro havia sido descoberta, passou a se chamar Vila Boa de Goiás, mantendo-se como capital do Estado até 1934. A cidade de 22.000 habitantes foi tombada como monumento histórico nacional e se encontra a 144 km de distância de Goiânia, a atual capital do Estado.
     Entre as principais atrações turísticas da cidade de Goiás Velho encontram-se antigas igrejas como as igrejas do Carmo (1756), de São Francisco de Paula (1761), de Santa Bárbara (1780) e de Nossa Senhora da Abadia (1790). No interior desses antigos templos religiosos destacam-se obras de influência barroca, pinturas do século XIX e trabalhos do escultor Veiga Vale, originário da cidade de Goiás. A igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, construída em 1779, abriga atualmente o Museu de Arte Sacra da cidade, que exibe 36 dos 200 trabalhos em escultura atribuídos a Veiga Vale.
     O Museu das Bandeiras, situado no prédio onde funcionava a antiga Câmara e a Cadeia Pública, construído em 1755. As paredes têm um metro de largura e foram preservadas da forma original. O acervo do museu inclui instrumentos de tortura que datam do período da escravidão, mobiliários das igrejas, quadros e objetos de arte diversos, documentos históricos e produtos artesanais elaborados pelos índios Carajás.
    Outro edifício datado do século XVIII e preservado na cidade de Goiás é o Palácio do Conde dos Arcos (1756), que contém preciosas peças de mobiliário da época e hoje foi transformado num centro cultural. A casa do século XVIII, onde viveu por toda a vida a poetisa Cora Coralina, que se tornou um símbolo da cidade de Goiás, também se transformou em museu onde podem ser encontradas fotografias, mobiliário, prêmios e vídeos ilustrativos de sua vida e de seu trabalho.
    O atelier da artista é também local de atração de turistas e amantes das artes plásticas. A matéria prima de seus trabalhos é exclusivamente areia, em várias tonalidades, recolhida pela própria artista nos rios da região, e utilizada em telas de diversos tamanhos, que reproduzem com a perfeição de mestre, paisagens rurais e urbanas do Estado de Goiás. Sua obra já foi objeto de várias reportagens internacionais e seus quadros encontram-se atualmente espalhados por todo o mundo.



Geo = terra     Logia = estudo
Geologia é o estudo da Terra.
    A geologia como ciência tenta entender a historia geral da Terra desde o momento em que se formaram as rochas até os presentes dias.
   Os conhecimentos geológicos são aplicados em diversas áreas como, por exemplo, exploração de minérios, construção civil e obtenção de energia geotérmica. A geologia também é muito importante para o estudo dos abalos sísmicos (terremotos), possibilitando identificar áreas de risco e intensidade de terremotos.
   Sendo a geologia uma ciência da terra, soa redundante colocar o termo ambiental após a mesma. A geologia ambiental fornece conhecimentos para a base física onde ocorrem os efeitos do impacto de aumento populacional sobre o meio ambiente, sem descuidar da parte social que envolve o meio físico.
Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais de concreto simples ou armado ou de gabião. Os sistemas de drenagem, que compreendem além dos condutos forçados e dos condutos livres podem ser urbanos e/ou rurais e visam escoar as águas de chuvas e evitar enchentes.

O curso do rio define seu tipo de drenagem:
  • Endorréica: O rio corre para dentro do continente.
  • Exorréica: O rio corre para fora do continente.
  • Arréica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração. (Existem rios que desaparecem no meio do deserto) 
  • Criptorréica: Caracterizada por rios subterrâneos, como em áreas calcárias(grutas).
Pastagem
A pastagem consiste na vegetação própria para alimentação do gado. No Cerrado a pastagem pode ser natural ou plantada. É encontrada em áreas planas ou acidentadas, e possui uma cobertura vegetal, geralmente, formada por espécies de gramíneas e/ou leguminosas;

Floresta
Floresta (Cerradão) - este tipo de vegetação cresce sob solos bem drenados e relativamente ricos em nutrientes, as copas das árvores, que medem em média de 8-10 metros de altura, tocam-se o que denota um aspecto fechado a esta vegetação;

Cerrado
A vegetação típica do Cerrado é dotada de pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);

Agricultura
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas ou apenas para contemplação estética. A cidade de Goiás recebeu estímulos do governo imperial para produzir algodão;

Área urbana
Zona urbana é a área de um município caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinados às funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação.